O Design em The Last of Us 
Nesse artigo faço uma análise sobre o design e Identidade Visual que podemos observar no jogo The Last of Us, também destaco os elementos contribuem para que tudo funcione de forma adequada e competente como: cores, tipografia, texturas e etc. 
Se você utiliza a internet regularmente e acompanha mesmo que pouco o cenário de jogos de videogame mundial, pode ser que você tenha ouvido falar no jogo The Last of Us, principalmente por causa do polêmico segundo jogo da franquia.
Você já parou para pensar que jogos também possuem uma Identidade Visual?
No desenvolvimento de jogos existem vários tipos de “designers” que colaboram para o processo de produção do game, character designers, game designers, UI/UX designers, designers gráficos, web designers, designers de produto e etc.
Mas um dos processos mais importantes é do designer responsável pela Identidade Visual do jogo, pois é através desse conjunto de formas, cores, ilustrações e tipografia que vamos conseguir entender do que ele se trata.
A Identidade Visual vai estabelecer como o restante do jogo será, se a trilha sonora vai ser sombria ou divertida, se os gráficos vão ser realistas ou cartunescos, ou seja, como deve ser a atmosfera do game no geral. Tudo isso tende a facilitar a compra para o consumidor final, aumentar a visibilidade, credibilidade, e reter melhor o público alvo (sim, jogos também possuem público alvo).
Em The Last of Us temos um belo exemplo de como uma Identidade Visual de um jogo deve ser feita. Observe bem a capa do jogo abaixo.​​​​​​​
Eu nem comentei sobre a sinopse do game, mas acredito que você já deve ter uma ideia do que se trata o enredo, a jogabilidade, a trilha sonora, e sabemos que não se trata de um jogo colorido e infantil.

Sinopse: Joel, um sobrevivente das zonas de quarentena, em guerra com o que sobrou dos militares e sobreviventes - que apesar da lei marcial imposta, atua no mercado negro da cidade, contrabandeando armas.

Encarregado de levar Ellie, uma menina de quatorze anos de idade, com coragem além do comum, a um local designado em troca de armas, sem saber, o que começa como uma simples tarefa para entregar Ellie para outra zona de quarentena, logo se transforma em uma profunda jornada que irá mudar para sempre a vida dos dois.

Em uma viagem pelos Estados Unidos, devastado por um fungo que dizimou a população, Joel e Ellie vão enfrentar pelo caminho diferentes tipos de inimigos, a falta de suprimentos, a ameaça de sobreviventes e infectados, farão eles se unirem para sobreviver a realidade de um mundo completamente novo.
O logotipo/marca
 Tipografia
Observe que a tipografia da marca tem forte relação com fontes Transicionais/Neo Grotescas que possuem um estilo reto e uniforme, sem contraste e sem serifa, geralmente usadas em mapas e placas de sinalização. Observe que algumas letras estão desgastadas e com uma textura envelhecida, reforçando a ideia de sobrevivência ao cenário pós-apocalíptico. As palavras estão em caixa alta, parece que está gritando conosco, uma espécie de aviso para o que está por vir.

Cores
Podemos perceber também que as cores abordadas na logo é o preto e o branco, o preto é a ausência de toda a cor ou luz e, em todo o mundo, está associado ao mal. É a cor do mistério, da penitência, da condenação, da angústia, do submundo e em muitas culturas o representa o luto. O branco, por sua vez simboliza pureza e santidade, contrasta com o preto sombrio, indicando uma “esperança” no meio do caos. 
Nos materiais de divulgação tanto de The Last of Us parte 1 e 2, sempre temos um destaque muito grande para as “sombras” tanto nos personagens, quanto no cenário do game, reforçando o conceito principal do jogo.
Perceba que a mesma Identidade Visual foi mantida na sequencia do jogo.
The Last of Us é ume experiência incrível e impactante, você adquire um vínculo com todo o universo, trilha sonora, personagens e enredo até mesmo após termina-lo. É esse vínculo que muitas empresas buscam criar com seus clientes, um valor sentimental é muito mais eficiente numa decisão de compra do que competir preços baixos com seu concorrente.
Acredito que a Identidade Visual colabora muito para tudo isso funcionar de forma coesa, desde o desenvolvimento até o lançamento, não é por acaso que houve recorde de pré-vendas do The Last of Us part 2 no Brasil.
Marcas ou produtos são como pessoas, e quando possuem identidade  mais  pessoas se identificam e consequentemente, mais pessoas consomem.
Vinícius Matiolli - 17/06/2020  
Back to Top